sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Revista Inclusão(Julho/Outubro de 2008)CAPA

CAPA

Secretaria de Educação Especial/MEC

Inclusão
Revista da Educação Especial

Volume 4 Número 2 julho / outubro 2008

Foto: rapaz com Síndrome de Down

Entrevista
Antonio Carlos Sestaro
Advogado, presidente da Associação de Pais de Filhos com Síndrome de Down na cidade de Santos/SP

Desenvolver a Educação Inclusiva: dimensões do desenvolvimento profissional
David Rodrigues


VERSO DA CAPA

Presidência da República
Ministério da Educação
Secretaria Executiva
Secretaria de Educação Especial

Comissão Organizadora
Claudia Pereira Dutra
Cláudia Maffini Griboski
Martha Tombesi Guedes
Martinha Clarete Dutra dos Santos
Rosângela Machado
Misiara Cristina Oliveira

Conselho Editorial
Nacional
Antônio Carlos do Nascimento Osório – UFMS
Claudio Roberto Baptista – UFRGS
Denise de Souza Fleith – UnB
Dulce Barros de Almeida – UFG
Eduardo José Manzini – UNESP
Marcos José da Silveira Mazzotta – Universidade Mackenzie
Maria Amélia Almeida – UFSCar
Maria Teresa Eglér Mantoan – UNICAMP
Rita Vieira de Figueiredo – UFC
Ronice Müller de Quadros – UFSC
Soraia Napoleão Freitas – UFSM

Internacional
David Rodrigues – Universidade Técnica de Lisboa, Portugal

Jornalista Responsável
Nunzio Briguglio Filho (007010/SC-MT)

Organização e Sistematização
Berenice Weissheimer Roth

Revisão Ortográfica
Lúcia Pinheiro / Link Design

Projeto Gráfico, Diagramação e Arte-final
Link Design

Fotografia
Maylena Clécia
Júlio César Paes de Oliveira

Agradecimentos às escolas visitadas e fotografadas
Escola Classe 315 Sul – Brasília/DF
Escola Classe 708 Sul – Brasília/DF
Escola Classe 304 Sul – Brasilia/DF
Escola Augustino da Reserva Indígena de Dourados/MS

Revista Inclusão é uma publicação semestral da Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação.
Esplanada dos Ministérios, Bloco L, 6º andar, Sala 600
70047-900 Brasília/DF
Telefone (61) 2104-8651
Cadastro via e-mail: revistainclusao@mec.gov.br
Distribuição gratuita
Tiragem desta edição: 50 mil exemplares

As matérias publicadas podem ser reproduzidas, desde que citada a fonte. Quando assinadas, indicar o autor. Artigos assinados expressam as opiniões de seus respectivos autores e não necessariamente as da SEESP, que os edita, por julgá-los elementos de reflexão e debate.

Indexada em:
Bibliografia Brasileira de Educação (BBE)/Inep
Latindex – Sistema Regional de Información en Linea para Revistas Cientificas de America Latina, el Caribe, España y Portugal.

Ficha catalográfica
CIBEC/MEC
Inclusão: Revista da Educação Especial / Secretaria de Educação Especial. v. 1, n.1 (out. 2005). – Brasília : Secretaria de Educação Especial, 2005-
ISSN 1808-8899
1. Inclusão educacional. 2. Educação especial. I. Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial.

4ª CAPA

Ministério da Educação
Secretaria de Educação Especial
Esplanada dos Ministérios Bloco L 6º andar Sala 600
70047-900 Brasília DF
Telefone 0800 61 61 61
seesp@mec.gov.br – www.mec.gov.br/seesp

Unesco
Fundação Nacional de Desenvolvimento da Educação FNDE
Plano de Desenvolvimento da Educação PDE
Ministério da Educação
Brasil um país de todos
Governo Federal


EDITORIAL – Página 1

A Revista Inclusão tem como finalidade impulsionar e fortalecer o desenvolvimento da educação especial na perspectiva da educação inclusiva no país, compartilhando idéias e trabalhos reconhecidos que apresentam novas formas de compreender e organizar os processos educacionais. Os temas discutidos e sistematizados nos artigos têm proporcionado aos educadores das redes públicas de ensino pensar acerca da concepção e das práticas pedagógicas inclusivas nas escolas regulares.
Nesta edição, as questões traduzem indagações e perspectivas para a construção de um sistema educacional que efetive o compromisso de assegurar a todos os alunos acesso, participação e aprendizagem, considerando as especificidades de cada um no processo de escolarização. Compreendido como ponto de partida para garantir o direito a uma educação de qualidade, o desenvolvimento inclusivo das escolas é pensado numa visão ampla, onde se insere a educação especial, com a finalidade de promover o acesso pleno ao currículo.
Diante deste propósito, nossos colaboradores abordam idéias em torno da gestação de uma mentalidade inclusiva, do letramento e inclusão, da experiência de inclusão escolar de alunos surdos indígenas em Dourados-MS e da pesquisa desenvolvida na Universidade Federal de Santa Catarina, com foco na acessibilidade espacial, atividades lúdicas e promoção da inclusão; além de uma envolvente elaboração sobre as dimensões do desenvolvimento profissional, que apresenta os novos desafios da formação docente quanto aos saberes, atitudes e competências.
O enfoque da educação inclusiva, a articulação do princípio da igualdade de condições e valorização das diferenças na escola, fica claro na entrevista com o ex-presidente da Federação Nacional da Síndrome de Down, que na sua trajetória aprendeu e ensinou a importância da afirmação de políticas públicas que incorporam a organização do ambiente escolar como espaço inclusivo desde a educação infantil. Esta revista traz, ainda, opiniões, resenhas e informes, onde se destaca a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência – ONU/2006, ratificada pelo Brasil neste ano.
Compartilhamos e comemoramos com todos os que lutam por uma sociedade inclusiva o Decreto 6.571, de 17 de setembro de 2008, que cria o financiamento, no âmbito do FUNDEB, para o atendimento educacional especializado dos alunos da rede pública matriculados em escolas comuns de ensino regular. Desse modo, dá seqüência à Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva que define esta modalidade como responsável pelos recursos e serviços e oferta do atendimento educacional especializado aos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.

Secretaria de Educação Especial


SUMÁRIO – Páginas 2 e 3

Editorial Página 1
Secretaria de Educação Especial/MEC

Entrevista PáginaS 4 a 6
Antonio Carlos Sestaro
Advogado, presidente da Associação de Pais de Filhos com Síndrome de Down na cidade de Santos/SP

Destaque Páginas 7 a 16
Desenvolver a Educação Inclusiva: dimensões do desenvolvimento profissional
David Rodrigues

Enfoque Páginas 17 a 45
Diferença e exclusão, ou... a gestação de uma mentalidade inclusiva
Marisa Faermann Eizirik

A inclusão de índios surdos da reserva indígena de Dourados – MS, em salas de aula comuns – relato de uma trajetória de sucesso e de desafios
Elza Correa Pedrozo
Mariolinda Rosa Romera Ferraz
Roselei Hall

Letramento e inclusão social e escolar
Ana Beatriz Machado de Freitas

Incluir brincando
Marta Dischinger
Aline Eyng Savi
Leonora Cristina da Silva
Carolina Vieira Innecco

Resenhas Páginas 46 e 47
O desafio das diferenças
nas escolas
Maria Teresa Eglér Mantoan (Org.)

Vermelho como o céu
Direção: Cristiano Bortone

Informes Páginas 48 a 50
Decreto nº 6.571
Convenção da ONU afirma Educação Inclusiva

Veja também Páginas 51 a 53
Educação Inclusiva: direito inquestionável
Martinha Clarete Dutra dos Santos

Opinião Páginas 54 e 55
60 anos da Declaração Universal e políticas de inclusão
Solon Eduardo Annes Viola

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE ARTIGOS – Páginas 56 a 58

ENQUETE – Página 59

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