sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Resenhas

RESENHAS – Páginas 46 e 47

RESENHA 1 – Página 46

O desafio das diferenças nas escolas – Maria Teresa Eglér Mantoan, (Org.)

Jean-Robert Poulin – Ph.D. (Psicopedagogia), professor Visitante, Universidade Federal do Ceará, professor associado, Université du Québec à Chicoutimi

O Ministério da Educação do Brasil acaba de apresentar sua nova Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Esta política, definitivamente voltada para o estabelecimento de uma educação inclusiva na rede pública de ensino brasileira, provoca bastantes reações e interrogações. Recentemente, a editora Vozes publicou um livro intitulado O Desafio das Diferenças nas Escolas. Ao longo de suas 152 páginas a obra aborda, de modo claro e preciso, diferentes temáticas relacionadas à educação especial e à educação inclusiva, tendo como pano de fundo a nova política nacional. Este livro pode se constituir em precioso instrumento de reflexão para os diferentes atores do sistema escolar. Maria Tereza Eglér Mantoan, organizadora desta publicação, assumiu o desafio de editar uma obra de grande coerência a partir de um conjunto de textos que informam, provocam e que apresentam os novos desafios enfrentados pelo sistema público brasileiro de educação, no que diz respeito à organização dos serviços e à educação inclusiva. O livro, constituído de textos rigorosos e construtivos é um convite à mudança e à confrontação. Dividido em cinco partes, aborda questões relativas à igualdade de direitos e ao direito à diferença, à identidade e diferença e à pedagogia no contexto da educação inclusiva. Aborda, ainda, questões relativas às barreiras físicas e atitudinais no meio escolar e universitário, ao atendimento educacional especializado e, finalmente, à formação de professores na perspectiva de incluir todos os alunos no espaço pedagógico da diversidade. Este livro precioso e de alta qualidade para um vasto público, sem dúvida, irá ajudar os educadores interessados em transformar a escola brasileira em uma escola inclusiva. Resta esperar que ele seja objeto de uma grande difusão no mundo da educação, e que possa resultar em trocas construtivas que incitarão à ação em muitas escolas públicas. Espero que outros livros sobre educação inclusiva surjam, em breve, para continuar a apoiar a mudança e, mais particularmente, livros que tratam com profundidade questões relacionadas com à educação e à gestão da sala de aula no contexto da educação inclusiva. Esse tipo de obra é essencial no momento em que o Brasil se engaja em um processo de transformação profunda. Em síntese, podemos dizer que o livro chega em boa hora.

RESENHA 2 – Página 47

Vermelho como o Céu
Direção: Cristiano Bortone

Baseado na história real de Mirco Mencacci, um renomado editor de som da indústria cinematográfica italiana, o filme Vermelho como o Céu narra a saga de um garoto cego durante os anos 1970. Ele luta contra tudo e todos para alcançar seus sonhos e sua liberdade. Mirco (Luca Capriotti) é um jovem toscano de dez anos apaixonado por cinema, que perde a visão após um acidente doméstico. Uma vez que a escola pública não o aceitou em razão da deficiência visual, é enviado para um instituto de cegos em Gênova. Lá, descobre um velho gravador e passa a criar histórias sonoras incríveis. A história emociona e faz pensar sobre as práticas pedagógicas petrificantes, além de quebrar estereótipos construídos sobre as pessoas com deficiência visual. Apresenta as mazelas de um ambiente segregado e a angústia dos pais, forçados a extirparem o filho do convívio social ao qual pertence. Em suma, o roteiro resgata o processo que decretou na Itália, o fim das escolas especiais. Vale a pena conferir.

Gênero: Drama
Tempo: 95 min.
Lançamento: 20 de Abril, 2007
Lançamento DVD: Maio de 2008
Classificação: 12 anos
Distribuidora: Califórnia Filmes

Elenco e créditos
Estrelando: Luca Capriotti, Patrizia La Fonte, Paolo Sassanelli

Dirigido por: Cristiano Bortone
Produzido por: Cristiano Bortone, Daniele Mazzocca

Site sobre o filme:
www.rossocomeilcielo.it
www.californiafilmes.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário